sábado, 7 de outubro de 2017

Especial para o Criador!



Essa história faz parte do livro Você é especial (Max Lucado)
Resultado de imagem para max lucado você é especial

Em uma aldeia moravam seres de madeira, chamados  xulingos. Todos os xulingos haviam sido criados pelo mesmo criador que se chamava Eli.
Havia xulingos de todos os tipos: altos, baixos, com o nariz bem grande, outros com os olhos esbugalhados... Mas os xulingos tinham uma mania: passavam o dia todo colando adesivos uns nos outros. Cada xulingo tinha uma caixinha e dentro da caixinha tinha adesivos no formato de estrelas e adesivos  com bolas cinzentas.

Se um xulingo tinha muitas habilidades, se sabia fazer coisas diferentes ou se tinha a madeira novinha, colavam nele adesivo de estrelas. Mas se um xulingo tinha a madeira lascada ou tinta saindo, se não gostavam de alguma coisa no xulingo,  colocavam nele adesivos de bolinha cinzenta.
 E assim, eles passavam o dia colando adesivos uns nos outros.

Marcinelo, era o xulingo que mais tinha adesivos de bolinha cinzenta. Cada vez que ele tentava pular e não conseguia os outros xulingos riam dele e colavam bolinha cinzenta. Quando ia tentar falar alguma coisa e engasgava os xulingos diziam: ele não faz nada direito! E logo colavam mais adesivos de bolinha cinzenta nele.
Marcinelo estava com tantos adesivos cinzentos que já não queria mais sair de casa, pensando que iriam colar mais adesivos cinzentos nele.... Eu não sou um bom xulingo ele dizia para si mesmo..

Um dia, olhando pela janela, vendo os xulingos colando adesivos uns nos outros Marcinelo pensou: "Isso não está certo..."  E ele viu uma xulinga que era diferente de todos os xulingos da aldeia, nela não tinha nenhum adesivo! Nem de estrelas, nem de bolinha cinzenta. 
Os outros xulingos até tentavam, mas nela, nada colava!

 Marcinelo queria ser assim, não ficar com a marca das outras pessoas, então foi conversar com a xulinga e perguntou por que os adesivos não colavam nela. Ela respondeu que eles não grudavam  pois todo dia ela ia visitar Eli na oficina de carpintaria.
Eli??? perguntou Marcinelo
- Sim! Eli nosso criador. Foi ele quem criou todos os xulingos.
Marcinelo perguntou:
- Mas por que você vai lá?
- Ah! Por que você mesmo não vai até lá fazer uma visita para ele e descobre? 
 E a xulinga foi embora.

Marcinelo decidiu ir visitar Eli. E ouviu uma voz dizendo:
- Marcinelo!! Que bom ver você aqui!!
- Você me conhece? perguntou Marcinelo.
- Claro que sim! Fui eu que fiz você!! 
 Estou vendo que colaram muitos adesivos ruins em você Marcinelo. 
- Eu me esforcei para ganhar estrelas dos xulingos, mas não consegui...
- Marcinelo, não se preocupe com que os outros pensam de você. O que importa é o que EU penso de Você! E você é muito especial para mim!!
- Eu? Sou especial??
- Claro que você é especial Marcinelo. Você é importante para mim. Eu fiz você! E você é meu!!

Mas, me diga, por que você veio me ver Marcinelo?
- Ah! Sabe...eu conheci uma xulinga que não tinha marcas. Por que os  adesivos não colam nela?
Marcinelo, os adesivos só colam se você deixar que colem. A xulinga sabe exatamente quem ela é e que é muito importante para mim. Por isso os adesivos não colam nela.
- Acho que ainda não estou entendendo disse Marcinelo.
É porque você tem muitos adesivos colados, com o tempo vindo aqui todos os dias você vai começar a entender o que estou dizendo.

Quando Marcinelo estava indo embora, Eli disse: Não se esqueça Marcinelo: 
-Você é muito especial!!
- Até logo Eli. E Marcinelo pensou.. é parece que eu sou realmente especial para ele!
Quando Marcinelo pensou assim, caiu dele uma bolinha cinzenta.

Vejam só a linda contação da Juçara Batichoti:




Musicalização Criativa:

Mônica Coropos - Você é importante - Nome das crianças

 


*Sugestão de Atividade:
Imagem relacionada

Coloque um espelho pequeno dentro de uma caixa que deverá passar pelas mãos das crianças enquanto cantam o refrão: 
Tim-tim por tim-tim, Deus quem fez você assim. 
Tim-tim por tim-tim cada pedacinho.
Quem estiver segurando a caixa neste momento deverá abrir, se olhar no espelho e dizer o que Deus fez nela :-)




*Meu Marcinelo é um brinquedo da loja Peteca:
http://www.petecabrinquedos.com.br/


Dinâmica:
Entregue para cada criança um cartãozinho com um número ou nome de animal ou fruta... 
(cuide para que nenhum número ou nome se repita!)
Então, peça as crianças que andem pela sala procurando encontrar seu par (número igual ou nome).....
Ao perceberem que não há par, explique que cada uma delas é única e especial para Deus nosso Criador!!!


Resultado de imagem para gif  animado corações



Um comentário :

  1. Acabamos de lançar o livro novamente !
    https://www.cemporcentocristao.com.br/voce-e-especial/p

    ResponderExcluir