quinta-feira, 23 de maio de 2013

II Congresso para professores IIGD



Família

O termo ‘Família’ nos dias de hoje tem se alterado com os novos modelos e rearranjos.

A Igreja portanto, não deve se esquecer do sentido original dado por Deus. A presença da família na sociedade é fundamental   para a construção e para a formação de valores éticos que devem ser ensinados às novas gerações.

É na família que se encontram, a segurança, o aconchego, a solidariedade, a aceitação, o respeito, a amizade, sobretudo o amor. Isso significa que família é mais do que ter laços de sangue, é compartilhar uma vida, uma vida como presente do Senhor!

Mensagem aos Pais:

O papel do Pai no conceito cristão, é ressaltado na Bíblia a tal ponto que Deus é comparado a essa figura. Entre seus vários atributos: provedor, disciplinador, protetor e amigo – destaca-se o de sacerdote familiar, ou seja, aquele que guia e provê o ambiente adequado ao desenvolvimento cristão da família.

É a você PAPAI que queremos homenagear nesta data, desejando que o Pai do céu o abençoe em todos os seus planos!

                Feliz Dia dos Pais!!


DATAS COMEMORATIVAS

Festa Junina... é inofensiva???

Como cristãos, antes de qualquer festa, precisamos avaliar qual é a sua finalidade.

As festas ‘joaninas’ faziam parte da tradição pagã, em que se adorava o deus Júpiter, protetor da cabeça, séculos mais tarde, a igreja católica associou os santos mais populares para a festa junina a fim de substituir as festividades pagãs.

Sendo assim, no mês de Junho os católicos demonstram sua devoção aos santos: Antônio, João e Pedro.

João Batista e Pedro sempre recusaram qualquer tipo de adoração –  João disse: “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.”(Jo.1:29), “É necessário que Ele cresça e que eu diminua”(Jo.3:30) Pedro disse á Cornélio que veio se prostrar aos seus pés: “Levanta-te, que eu também sou homem” (At.10:25,26)

Não devemos nos envolver com tradições e costumes que vão contra a Palavra de Deus, pois muitas crianças foram levadas por crenças religiosas através de festas ou livros que são considerados inofensivos...

...e como dos ídolos vos convertestes para servir o Deus vivo e verdadeiro.

 (I Ts. 1:9)

As pessoas que participam dessas comemorações, normalmente imaginam que estes santos podem interceder por elas. Mas a Bíblia ensina que: Há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os Homens, Jesus Cristo. (I Tm. 2:5).

O ideal é fortalecermos nossa identidade cristã bíblica, nos desvinculando de qualquer aparência do mal (I Ts.5:22), até mesmo de associações do tipo: “festa junina gospel”

Os itens que existem numa festa junina têm sua simbologia e significados enraizados na idolatria:

Fogueira: Proteção contra maus espíritos, agradecimento e homenagem a deuses
Fogos de Artifício: Espanta os maus espíritos e serve para acordar o São João para a festa

Balões: Oferenda aos céus para a realização de pedidos ou agradecimentos de desejos satisfeitos.

Mastro: associado ao totemismo-figura dos deuses na ponta de estacas apontadas para o céu

Ainda está em dúvida sobre as Festas Juninas?
Paremos para analisar: O que Jesus faria em seu lugar? Ele dançaria a quadrilha?

I Co. 10:23 – Tudo é permitido, mas nem tudo convém. Tudo é permitido, mas nem tudo edifica!

Não devemos simplesmente proibir as crianças de participarem destas festas, mas sim, explicar-lhes sobre o que Deus pensa a respeito disso, trazendo-lhes a Luz da Palavra de Deus.
(Em breve história do Dia dos Pais...aguardem!)

 

Nenhum comentário :

Postar um comentário